Palmeiras não vence o São Paulo no Morumbi há quase 25 anos no paulista

 


Nesta quinta-feira, São Paulo e Palmeiras vão escrever mais um capítulo do Choque-Rei na história. O duelo no Morumbi, às 20h30 (de Brasília), começa com um jejum nada agradável ao Verdão, que não vence o Tricolor no Morumbi, em Campeonatos Paulistas, há quase 25 anos.

Houve 15 jogos neste período, com 11 vitórias do São Paulo e quatro empates. Nestas condições, a última vitória alviverde sobre o rival foi pela segunda fase do Paulista de 1997, no dia 29 de março daquele ano, por 1 a 0, com gol de Viola.

Considerando todas as competições, porém, o Palmeiras não vence o São Paulo no Morumbi há seis jogos, com uma sucessão de empates no período. Foram cinco igualdades e uma vitória tricolor, justamente no título paulista de 2021, por 2 a 0.

Título e fim do jejum

O último jogo do tabu foi especial para a torcida são-paulina, que comemorou o título paulista em cima do Palmeiras. Após 0 a 0 no jogo de ida, no Allianz Parque, o São Paulo venceu o rival por 2 a 0 no duelo decisivo e colocou fim a um jejum de mais de oito anos sem títulos.

A última conquista havia sido a Copa Sul-Americana de 2012. Em Paulistas, foi encerrada uma fila de mais de 15 temporadas, já que o último havia sido em 2005.

Chocolate tricolor
A escrita são-paulina reserva alguns duelos interessantes, como a histórica goleada tricolor por 5 a 1 em 1999, com show do lateral-esquerdo Serginho, que marcou três gols e deu duas assistências.

Naquela ocasião, o São Paulo, que jogava apenas o Paulista, era o favorito frente a um Palmeiras (do técnico Felipão) que ainda disputava Copa do Brasil e Libertadores ao mesmo tempo. Apesar do placar, o Tricolor não teve tanta facilidade para vencer, garantindo a goleada apenas nos minutos finais. Serginho (3), Marcelinho Paraíba e Edu marcaram para o São Paulo, enquanto Arce fez o gol de honra alviverde.

Última vitória alviverde

Jogando no Morumbi, a última vitória do Palmeiras sobre o São Paulo, em Campeonatos Paulistas, foi por 1 a 0, em 1997, com um belo gol de Viola.

A curiosidade é que a grande polêmica da partida teve como protagonistas o árbitro francês (isso mesmo, francês) Claude Colombo e Rogério Ceni. O goleiro tricolor marcou um golaço de falta, mas Colombo anulou, alegando que ainda não havia apitado autorizando a cobrança, para a revolta de Ceni.

No fim da partida mais um caso inusitado. Por ter marcado o gol da vitória, Viola ganhou um violão da dupla João Paulo e Daniel. Durante a entrevista pós-jogo ele mostrou o instrumento que ganhou dos sertanejos.

Retrospecto recente
Apesar da recente classificação alviverde nas quartas de final da Libertadores do ano passado, o Palmeiras não vem encontrando tanta facilidade diante do São Paulo, levando em consideração os últimos 10 jogos entre as equipes. Neste recorte, foram quatro vitórias tricolores e apenas um triunfo alviverde, além de cinco empates.

A última vitória do Palmeiras, porém, valeu por muitas, já que selou a classificação alviverde nas quartas de final da Libertadores do ano passado, derrotando o rival por 3 a 0, no Allianz Parque. Na ocasião, Raphael Veiga, Dudu e Patrick de Paula garantiram a festa do Verdão.

Se o Palmeiras vai conseguir quebrar o tabu diante do São Paulo na partida, só será possível saber nesta quinta-feira, quando as equipes duelam às 20h30 (de Brasília), no Morumbi, em jogo atrasado da 4ª rodada do Campeonato Paulista.

FONTE: Globo Esporte

Postar um comentário

0 Comentários