Por que trio bancado por Ceni perdeu espaço no São Paulo após chegada de Dorival

 
Aos poucos, Dorival Júnior começa a demonstrar preferências por nomes que possuíam menos espaço com Rogério Ceni no São Paulo. A situação contrária também ocorre dentro do elenco, e três atletas perderam minutos neste início de trajetória do novo treinador: o zagueiro Alan Franco, o meio-campista Méndez e o atacante Wellington Rato.

Os três eram titulares constantes com o antigo treinador. Alan Franco, até pela recuperação de lesão de Arboleda, formou dupla de zaga com Beraldo durante a campanha do Paulistão.

O volante Méndez era um nome aprovado por Ceni antes mesmo da chegada ao São Paulo e se estabeleceu rapidamente no time, enquanto Rato atuou em todos os jogos com o antigo treinador, quase sempre como titular.

Os três são reservas atualmente e dão espaço a Beraldo, que permaneceu no time ao lado de Arboleda, Gabriel Neves, parceiro de Pablo Maia no meio, e Marcos Paulo, autor de dois gols com Dorival. Os dois últimos somavam poucos minutos com o antigo treinador na temporada 2023.

Como o trio tem sido aproveitado?

Nos cinco jogos de Dorival Júnior, Alan Franco atuou como titular somente no empate sem gols com o Tolima, pela Sul-Americana. Foi a única aparição do argentino com o treinador.

O meio-campista Méndez tem ainda menos espaço do que o argentino, até por atuar no setor mais concorrido da equipe. O equatoriano estreou com Dorival Júnior nos minutos finais da vitória sobre o Internacional, no último domingo.

Ele havia sido titular em três dos últimos quatro jogos de Ceni, ficando fora do jogo contra o Puerto Cabello porque foi poupado.

O caso de Wellington Rato é o mais representativo. O meia-atacante começou 15 dos 17 jogos com Rogério Ceni. Com Dorival são cinco atuações, mas apenas uma como titular, no empate por 1 a 1 com o Coritiba.

Os três são os atletas mais impactados com a mudança no comando técnico. Porém, há outros exemplos de jogadores que ainda procuram espaço com Dorival Júnior, como o lateral-direito Nathan.

O retorno de Rafinha, que virou titular após se recuperar de lesão, e o recém-chegado Raí Ramos deixam o ala inclusive fora dos convocados para os jogos. Nathan ainda não jogou com Dorival, após somar 10 partidas como titular com Ceni, em 12 aparições na temporada 2023.

As próximas semanas, entretanto, podem apresentar uma mudança de panorama para quem atua menos. Diante do calendário apertado e a sequência de viagens para Fortaleza, Recife e Venezuela, Dorival anunciou que rodará o elenco.

– Não será fácil e tenho que contar com todo mundo. Eles têm que estar preparados porque teremos mexidas, mudanças, para que seguremos alguns jogadores para teoricamente ter um time mais saudável para a partida seguinte – avisou Dorival.

– Vou avisando que isso vai acontecer para que não causar surpresa. Nossa sequência é absurda e não há quem suporte essa carga de jogos – adiantou.

A primeira oportunidade, principalmente para Alan Franco, Rato e Méndez, será nesta quinta-feira, a partir das 20h (de Brasília), contra o Fortaleza, no estádio Castelão, pela quinta rodada do Brasileirão.

Postar um comentário

0 Comentários