São Paulo do mata-mata x São Paulo dos pontos corridos: qual entrará em campo nesta quarta?

 


Todas as vezes que o São Paulo entrou em campo em 2020 para disputar uma partida eliminatória o questionamento sempre foi o mesmo: qual será o desempenho do time? O regular dos pontos corridos ou o desequilibrado dos mata-matas?

Nesta quarta-feira, o Tricolor encara o Flamengo, às 21h30 (de Brasília), pelo jogo de ida das quartas final da Copa do Brasil, no Maracanã, sob essa desconfiança. Comprovada nos números.

Durante a temporada, o São Paulo mostrou enorme diferença no desempenho quando disputou partidas que valiam três pontos e quando fez jogos que valiam classificação.

O aproveitamento, por exemplo, é bem diferente nas duas ocasiões. Se no Campeonato Brasileiro o São Paulo tem o melhor desempenho dentre os 20 times da competição, com 64,7% de aproveitamento, no mata-mata esse número cai para 33,3%.

Os gols sofridos também se tornaram um problema. Segunda melhor defesa do Brasileirão, com 15 gols em 17 jogos, o Tricolor sofreu 14 em apenas cinco jogos eliminatórios, uma média de 2,8 gols por jogo.

Veja a comparação abaixo:

São Paulo no mata-mata

Jogos: 5 (duas derrotas, dois empates e uma vitória)
Aproveitamento: 33,3%
Gols sofridos: 14
Gols feitos: 13
Média de gols sofridos: 2,8 gol por jogo
Média de gols feitos: 2,6 gol por jogo

São Paulo nos pontos corridos:

Jogos 17 (nove vitórias, seis empates e duas derrotas)
Aproveitamento: 64,7%
Gols sofridos: 15
Gols feitos: 26
Média de gols sofridos: 0,88 gol por jogo
Média de gols feitos: 1,7 gol por jogo

As maiores vitórias da equipe neste ano foram justamente nos pontos corridos. As duas mais emblemáticas diante do Palmeiras (2 a 0 no Allianz Parque) e sobre o Flamengo, comandado por Domenèc Torrent (4 a 1 no Maracanã).

Já no mata-mata, acumulou eliminações vexatórias contra Mirassol, no Paulistão (derrota por 3 a 2 em jogo único) e Lanús, na Copa Sul-Americana (3 a 2 e 4 a 3 – perdeu no gol fora). Além de passar pelo Fortaleza nas oitavas de final da Copa do Brasil nos pênaltis, após dois empates (3 a 3 e 2 a 2).

+ Leia mais notícias do São Paulo

Mesmo com essas diferenças entre as competições, o técnico Fernando Diniz defende que não se deve mudar o estilo de jogo da equipe:

– Eu não mudo o jeito de jogar em pontos corridos e mata-mata. Acho que é (importante) sedimentar uma maneira de jogar. Acho que muitas modificações enfraquecem o time. Não adaptações. Adaptações, a gente tem que fazer, mas a gente procura melhorar e aprofundar o jeito de jogar do time – afirmou Fernando Diniz em entrevista recente no "Bem, Amigos!".

Desta maneira, o time que entrará em campo nesta quarta-feira não deve ter mudanças em relação ao time-base da temporada: Tiago Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Diego Costa e Reinaldo; Luan, Gabriel Sara, Daniel Alves e Igor Gomes; Brenner e Luciano.

Resta ver se o desempenho será do São Paulo dos pontos corridos ou do São Paulo dos mata-matas.

FONTE: GloboEsporte

Postar um comentário

0 Comentários