São Paulo volta à Libertadores contra rival que não faz jogo oficial há mais de um mês

 


Rival do São Paulo nas oitavas de final da Libertadores, o Racing completa 38 dias sem jogar nesta segunda-feira, véspera do jogo de ida entre as duas equipes, no Morumbi. Nesse período, o time de Hernán Crespo fez 11 partidas, colecionou jogadores lesionados e enfrentou o momento mais turbulento da temporada.

A última vez em que o Racing entrou em campo para um jogo oficial foi no dia 4 de junho, quando foi derrotado pelo Colón na final da Copa da Liga Argentina. Foi o fim da temporada no país vizinho, e o time entrou de férias.

Enquanto isso, do outro lado da fronteira, o São Paulo iniciava a disputa do Campeonato Brasileiro logo depois de ser campeão paulista. Viveu uma sequência de um jogo a cada três dias, em média.

O time, que emendou a temporada de 2021 na de 2020 sem dar descanso aos seus jogadores e que não poupou esforços no estadual – prioridade do clube, que não vencia uma taça havia mais de oito anos –, acumulou desfalques por lesão.

Nesses quase 40 dias, jogadores importantes como Miranda, Daniel Alves, Luan, Benítez, Luciano e Rigoni se machucaram.

Foi nesse período que o São Paulo viveu o pior momento na temporada. Nos 11 jogos, foram só três vitórias – duas delas nas duas últimas rodadas do Brasileiro –, além de quatro derrotas e quatro empates, sequência que deixou a equipe na parte mais baixa da tabela do torneio nacional, perto da zona de rebaixamento.

É provável que Crespo tenha desfalques por lesão no jogo de terça. Luciano, Miranda e Rigoni, todos possíveis titulares, têm problemas musculares. Eles não treinaram em campo neste domingo. Há esperança de que os dois últimos possam ser relacionados.

Daniel Alves, porém, não jogará. O lateral-direito já se apresentou à seleção olímpica que disputará os Jogos de Tóquio e não enfrentará o Racing nem na ida, nem na volta, no dia 20.

O Racing, que terminou a fase de grupos na primeira posição, à frente do São Paulo – o sorteio determinou a repetição do confronto da fase de grupos (com uma vitória argentina e um empate) nas oitavas de final –, fez dois amistosos recentemente e perdeu ambos, para Lanús e Arsenal.

Após a vitória sobre o Bahia, no último sábado, Crespo foi perguntado sobre essa diferença de calendários dos dois times e evitou apontar vantagem para um dos times:

– Se falar com eles, é nossa vantagem porque jogamos. Nós entendemos que não é vantagem porque jogamos muito. Isso é futebol, é o calendário – disse o treinador.

Postar um comentário

0 Comentários